Conmebol analisa imagens e promete punição após atos de violência em Independiente x Universidad de Chile

 
O jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana entre Independiente e Universidad de Chile que começou na quarta-feira (20) na Argentina foi suspenso. Após vencer por 1 a 0 em Santiago, La U saiu na frente aos 11 minutos com Assadi e Montiel empatou aos 27 do primeiro tempo no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda. Deste confronto sai o adversário do Alianza Lima (Peru).

Antes mesmo do intervalo começou uma confusão no anel superior das arquibancadas destinado à torcida visitante. Ainda não é possível saber o motivo inicial que provocou o tumulto. Alguns citam que torcedores chilenos começaram a atirar objetos onde estavam outros rivais e inclusive áreas internas do espaço foram destruídas, como banheiros e outras instalações. Vídeos que circulam na internet mostram barras de ferro, cabos de madeira, além de pedras e outros objetos arremessados.

A imprensa argentina menciona que alguns fãs que estavam em outro setor destinado aos mandantes arrebentaram portões e invadiram o setor dos chilenos. Seguranças nem policiais conseguiram controlar a situação, motivo pelo qual a partida que foi interrompida acabou cancelada.

Centenas de pessoas foram detidas, outras hospitalizadas inclusive em estado grave, conforme informaram as autoridades locais. Segundo a Universidad de Chile, dos 12 torcedores feridos quatro seguem internados, sendo um deles na UTI.

"Questões esportivas ficam em segundo plano. Nossa principal preocupação é saber o estado de saúde dos torcedores brutalmente agredidos e o que aconteceu hoje jamais deveria acontecer em qualquer local. Um estádio não pode ser palco de imagens como as que presenciamos", publicou o perfil oficial da equipe chilena.

No regulamento de competições da entidade máxima do futebol sul-americano, o Código Disciplinar cita que o time mandante é responsável pela segurança. As possíveis punições envolvem interdição do local, jogo com portões fechados, sem presença de torcedores, ou até mesmo desclassificação dos times não apenas desta edição como de outros torneios organizados pela Conmebol.

Postar um comentário

0 Comentários