Até 2025 só havia uma competição para reunir os campeões continentais do ano vigente. O Mundial de Clubes já recebeu diversos nomes ao longo da história e o formato mudou desde então. Já teve jogo único entre os vencedores da Libertadores e da Champions League. Atualmente inclui os que levantam as taças da Concacaf Champions Cup (Concachampions), AFC Champions League e CAF Champions League e O-League (OFC Men's Champions League).
A primeira edição reconhecida pela FIFA foi em 1960 chamada de Copa Intercontinental, com o Real Madrid levantando a taça diante do Peñarol (Uruguai). Naquela época eram duas partidas no sistema ida e volta. No ano seguinte teve jogo extra após uma vitória para cada lado. O Brasil recebeu este megaevento em 1962, quando o Santos se classificou e Pelé subiu ao topo do pódio após um 8 a 4 no placar agregado contra o Benfica do ídolo Eusébio.
Desde 2000 a FIFA assumiu a organização com realização em campo neutro - no ano passado ele ocorreu no Catar. Em 2025 o local ainda não foi divulgado, mas a competição que está prevista para iniciar em 10 de dezembro e tem cinco das sete vagas preenchidas: PSG, Al Ahli (Arábia Saudita), Auckland City (Nova Zelândia), Pyramids (Egito) e Cruz Azul (México). Falta o campeão da Libertadores e o do país sede.
0 Comentários