Daniel Alves paga fiança de mais de R$ 5 milhões e deve deixar a prisão após 14 meses; saiba mais

 
Daniel Alves vai deixar a prisão em Barcelona. Conforme veículos de imprensa da Espanha, o ex-lateral-direito de 40 anos pagou a fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões, pela cotação atual) e, com isso, será solto. A notícia surge dois dias após a Justiça Espanhola aceitar o pedido de Liberdade Provisória solicitado pela defesa do brasileiro.

Na última semana, após mais de um ano no Centro Penitenciário Brians 2, na região de Barcelona, Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão por estupro. Ao todo, até o presente momento, o ex-lateral ficou cerca de 14 meses em prisão preventiva. Ele será solto nas próximas horas, ainda nesta segunda-feira, 25.

Ainda conforme a imprensa internacional, Daniel Alves explorou diversas frentes para conseguir o montante a fim de efetuar o pagamento da fiança. O lateral levou dias até juntar a quantia e realizar a transferência para o Tribunal, que, por sua vez, ao receber o valor, deu início aos tramites para a sua liberação.

O Jornal “La Vanguardia” informou que o ex-jogador conseguiu o dinheiro através de um empréstimo bancário, enquanto o “El Periódico” destacou que familiares e amigos do ex-lateral teriam se movimentado no sentido de levantar o dinheiro.  A primeira fonte, vale citar, veiculou que Neymar da Silva Santos, pai de Neymar, seria o responsável por pagar a fiança, mas esse negou envolvimento.

A advogada de Daniel Alves, Inés Guardiola, também teria buscado outras formas de realizar o pagamento, mas essas foram rejeitadas. O Tribunal da Espanha só aceitou receber o dinheiro em conta. A informação é do “La Vanguardia”. Vale citar que o lateral está impedido de movimentar parte do dinheiro que tem no momento, por estar em uma disputa judicial com sua ex-esposa no Brasil.

Mais, seu dinheiro na Espanha foi bloqueado desde a acusação de agressão sexual, ainda no fim de 2022.

As condições da Liberdade Provisória

Para conceder Liberdade Provisória a Daniel Alves, após votação, o brasileiro de 40 anos precisou: entregar os passaportes brasileiro e espanhol; se comprometer a ficar ao menos 1km e sem contato com a vítima; não deixar a Espanha e comparecer toda semana ao Tribunal, além do pagamento da fiança. Ele vai ficar fora da prisão até que todos os recursos sejam analisados.

Assim, após cinco pedidos, o ex-lateral obteve êxito no pedido de Liberdade Provisória. A 21ª Seção do Tribunal de Justiça de Barcelona compreendeu que o processo pode se estender por muito tempo e, considerando leis do país, optou por aceitar a solicitação da defesa do atleta. Outros argumentos, como o de que a prisão preventiva precisa ser “objetivamente necessária”, também foram adotados.

O magistrado contrário a saída de Daniel Alves, Luis Belestá, alertou para o risco de fuga. O lateral alegou em audiência recente que ‘confia na Justiça’ e que ‘sempre vai estar à disposição’.

A expectativa é que os recursos, apresentados por todas as partes, sejam deliberados nos próximos meses. Assim, ainda não há como cravar quando e qual será o fim desta história. Além disso, há chances de o caso ser levado para a última instancia da Justiça na Espanha.

Relembre o caso

Daniel Alves foi acusado de ter cometido o crime de agressão sexual contra uma mulher de 23 anos em uma boate de Barcelona, na Espanha, nos últimos dias de 2022. Já no início de 2023, no dia 20 de janeiro, ele foi detido pela Justiça do país. Desde então, ele estava em prisão preventiva no Centro Penitenciário Brians 2.

Há poucas semanas, ele foi condenado a quatro anos e meio de prisão mais cinco anos de liberdade vigiada. Agora, dias depois, sua defesa conseguiu sua liberação com uma Liberdade Provisória.

Postar um comentário

0 Comentários