O Arsenal e o Conselho de Desenvolvimento do Ruanda decidiram, em comum acordo, encerrar a colaboração ao fim da temporada 2025/26, concluindo um ciclo iniciado há oito anos, período em que a Visit Rwanda se tornou a primeira marca a estampar a manga da camisa do clube.
O fim do acordo marca um movimento mais amplo da agência ruandesa, que passa a buscar novos parceiros esportivos em diferentes regiões para sustentar a próxima etapa de seus planos ligados ao turismo e à atração de investimentos.
Segundo o time inglês, a parceria ultrapassou os objetivos estabelecidos no início da relação, que incluíam fortalecer ações de conservação, ampliar o interesse do público global pelo país e estruturar iniciativas que contribuíssem para o avanço do turismo local.
O programa também ajudou a posicionar Ruanda de forma mais visível no cenário internacional, ao mesmo tempo em que impulsionou o aumento do fluxo de visitantes. Em 2024, o país recebeu 1,3 milhão de turistas e alcançou receitas de US$ 650 milhões, crescimento de 47% desde o começo da cooperação.
Ao longo dessa trajetória, o Arsenal promoveu iniciativas que aproximaram sua comunidade de torcedores da cultura ruandesa, incluindo eventos no Emirates Stadium e visitas de atletas e ex-jogadores ao país. Nessas ações, representantes do clube tiveram contato com áreas de conservação, espaços de lazer e diferentes atividades que compõem a oferta turística de Ruanda.
Além de impulsionar o turismo, a parceria contribuiu para os planos de Ruanda de ampliar sua presença no calendário esportivo internacional e estimular a formação de novos praticantes no futebol, por meio de programas voltados a jovens atletas e treinadores.
No anúncio do encerramento, Jean-Guy Afrika, Diretor Executivo do Conselho de Desenvolvimento de Ruanda, agradeceu o envolvimento do clube inglês e reforçou a ideia de buscar novos caminhos.
“Estamos orgulhosos do que esta parceria conquistou ao longo de muitos anos de colaboração. Ela abriu novos caminhos para os órgãos de turismo em todo o mundo, impulsionando o conhecimento e o número de visitantes ao turismo em Ruanda em um ritmo que as campanhas tradicionais jamais conseguiriam alcançar. E embora agora estejamos focados em expandir esse ímpeto para novos esportes e novos mercados, permanecemos gratos ao Arsenal por seu apoio, parceria e crença compartilhada na história de Ruanda nos últimos oito anos”, disse.
“Estamos ansiosos para dar continuidade à nossa relação com o grupo Kroenke Sports & Entertainment, por meio de nossas recentes parcerias com o LA Rams e o So-Fi Stadium em Los Angeles, e permanecemos um parceiro totalmente comprometido e engajado com os times masculino e feminino do Arsenal pelo restante da temporada. Desejamos a todos muito sucesso em sua busca por ainda mais conquistas esportivas nos próximos meses”, acrescentou.
O encerramento do ciclo também foi comentado pelo Arsenal, que destacou a importância de iniciativas voltadas ao continente africano e aos esforços de conservação apoiados ao longo dos últimos anos.
“Nossa primeira parceria com a Visit Rwanda para o envio de uma capa de camiseta foi uma jornada significativa. Ao longo de muitos anos, trabalhamos juntos para aumentar a conscientização global sobre o turismo e os esforços de conservação de Ruanda, além de construirmos muitas novas conexões com nossos apoiadores em toda a África”, declarou Richard Garlick, o CEO dos Gunners.
“O compromisso e o apoio da Visit Rwanda ao longo de nossa parceria desempenharam um papel importante na concretização de nossas ambições, ajudando-nos a investir em nossa visão de longo prazo para conquistar grandes títulos, de forma financeiramente sustentável. Agradecemos ao Conselho de Desenvolvimento de Ruanda pela parceria e por tudo o que conquistamos juntos”, concluiu.




0 Comentários