De acordo com a apuração do ge.globo, o São Paulo tem direito a receber, através do mecanismo de solidariedade da FIFA, 875 mil euros pela venda de Antony (do Manchester United ao Real Betis) e 175 mil euros pela saída do goleiro Ederson, do Manchester City rumo ao Fenerbahçe.
Isso significa que o Soberano tem a receber, por estas negociações, algo em torno de 1,05 milhão de euros: cerca de R$ 6,6 milhões na cotação atual. Apesar de parecer um valor irrelevante, dentro dos bastidores do clube, estas movimentações internacionais constituem em uma fonte importante para bater as metas orçamentárias definidas para a temporada. Para 2025, o Tricolor espera angariar R$ 155 milhões com vendas de atletas.
O que é o mecanismo de solidariedade da Fifa?
O Mecanismo de Solidariedade é um dispositivo da FIFA que redistribui parte do valor de uma transferência internacional de um jogador para os clubes que contribuíram para a sua formação entre os 12 e 23 anos de idade. Através deste mecanismo, até 5% do valor da negociação é pago proporcionalmente aos clubes formadores, incentivando-os a investir nas categorias de base e a compensar o trabalho de desenvolvimento do atleta.
0 Comentários